sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aurora!

Aurora!
"Aurora era a deusa romana do amanhecer, equivalente à grega EosAurora é a palavra latina para amanhecer. Aurora renovava-se todas as manhãs ao amanhecer e voava pelos céus anunciando a chegada da manhã. Tinha como parentes um irmão, o Sol, e uma irmã, a Lua. Também tinha muitos maridos e quatro filhos, os ventos Norte, Leste, Oeste e Sul, um dos quais foi morto. Um de seus maridos era Tithonus, a quem ela havia inicialmente tomado como amante. Aurora pediu a Júpiter para conceder a imortalidade a Tithonus, no entanto, deixou de pedir-lhe a juventude eterna. Como resultado, Tithonus acabou envelhecendo eternamente."
Essa fabula foi extraída da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aurora_(mitologia)
Aqui postarei idéias e pensamentos sobre esse despertar do povo brasileiro. As multidões cantavam na rua "O Brasil acordou!". Assim Aurora foi o nome que escolhi para meu blog, acompanhando o significado mitológico da palavra. Também me encantou a mitologia relacionada, pois desejo que o mesmo não ocorra com essa nova consciência popular. Aurora pecou pela distração de um fator fundamental, o tempo.
Para todos aqueles que despertam, ou seja, ganham consciência de sua condição, existe uma espécie de deslumbramento com esse despertar e por muitas cabeças pode ter ocorrido um monologo parecido com esse:
- Puxa, como eu não percebi isso antes! Eu sempre soube das mazelas políticas, mas nunca achei que fosse tão bacana me envolver num assunto tão espinhoso!
Sim, todos sabíamos e estávamos cansados de assistir tudo pela TV e achar que não nos dizia respeito. Faltava apenas um estopim, o aumento do transporte publico, e o movimento passe livre acendeu esse estopim. O que era um protesto pontual se transformou numa nova era de cidadania.
A espontaneidade sobre o que dizer, protestar, nas passeatas foi resultado da aderência espontânea que as pessoas tiveram quando embarcaram no movimento daqueles que eram contra o aumento das tarifas publicas de transporte coletivo. O que era um protesto sobre o horror das nossas políticas de transporte publico, se tornou o protesto dos horrores de todas as nossa políticas publicas. Muitas eram as pautas e todas merecem ser revistas com urgência devido ao tempo que foi perdido. Talvez umas mais urgentes que outras pois tratam de preservação da vida e de das condições que se tem para viver. Saúde, educação, segurança, corrupção são temas antigos e motivos de muita decepção.
Dentro de todo esse movimento houveram algumas coordenações que resolveram buscar um foco que pudesse ter uma pauta definida a fim de pressionarem de forma pontual algumas mudanças. Nesse ponto o deslumbramento pode ser prejudicial, afinal vale lembrar que estamos tratando com raposas que são espertas demais mesmo quando acuadas. O tipo mais comum de político que temos são pessoas com grande habilidade de liderar conflitos, articular outras lideranças, que conhecem profundamente as fraquezas humanas, são negociadores natos que possuem discurso afinado para manipular o debate a seu próprio favor. Isso sem mencionar o caráter e as intenções. Assim quando buscamos uma pauta, é preciso ter atenção sobre o que realmente queremos a fim de mudar nosso destino. 
Neste caso os exemplos seriam meu calvário. Como descartar um assunto tão importante e que está presente na memória recente de todos e sugerir para priorizar outro que está esquecido ou que não seja tão obvio?
Quando escolhemos um projeto de lei ou uma PEC para ser o alvo de nossas reivindicações, é necessário lembrar que para cada PEC ou projeto em pauta no legislativo existem diversos outros sobre o mesmo tema aguardando a oportunidade de sair da gaveta. Assim sendo, a rejeição da PEC 37 pode abrir caminho para que outro projeto semelhante seja votado assim que a poeira baixar.
Para um movimento tão espontâneo, que realmente é a expressão do povo brasileiro, fica o desafio de amadurecer rápido e assim reivindicar não apenas mudanças pontuais mas sobretudo mudanças profundas no modo de fazer política nesse país. Reformas que assegurem uma verdadeira república para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Critique. Participe!